Objetivo

Compreender os ambientes e tecnologias de desenvolvimento para os dispositivos móveis atuais, assim como as linguagens de programação adequadas e características dos aparelhos e sistemas operacionais móveis. Identificar oportunidades de aplicação dos sistemas para dispositivos móveis. Propor, projetar e construir aplicativos para sistemas móveis. Aprender sobre as características inerentes dos dispositivos móveis e das aplicações que rodam nesses ambientes.

Ementa

Características dos dispositivos móveis. Linguagens e ferramentas de desenvolvimento. Recursos de hardware. Interface com o usuário. Ciclo de vida dos aplicativos. Persistência de dados. Webservices.

Conteúdo Programático

  • Introdução (2h)
    • Apresentação do Curso
    • Porquê utilizar Android
    • Porquê utilizar Kotlin
    • Opções híbridas
  • A linguagem de programação Kotlin (8h)
    • Breve histórico
    • Interoperabilidade
    • Tipos de dados
    • Controle de Fluxo
    • Funções
    • Coleções
    • Exceções
    • Orientação a objetos
  • Ambiente de desenvolvimento (2h)
    • Android Studio
    • Configurando SDK
    • Configurando um emulador
    • Criando o primeiro projeto
  • Introdução ao sistema operacional Android (8h)
    • A arquitetura Android
    • A camada de aplicativos do sistema
    • Componentes do Android
    • Intenções
    • Contexto
    • Introdução Activities e Views
    • Principais elementos de Layout
    • Ligando Layout e lógica de negócio
    • Desenvolvimento do 1ª app
  • Explorando as Activities (12h)
    • Criando múltiplas activities
    • Navegação entre activities
    • Ciclo de vida de uma activity
    • Internacionalização
    • Arquitetura Model-View-ViewModel (MVVM)
    • Desenvolvimento do 2ª app
  • Criando aplicações com SQLite (8h)
    • Introdução aos conceitos básicos de banco de dados
    • Utilizando o pacote ROOM
    • Criação de uma serviço de CRUD
    • Exibindo dados com uma RecyclerView
    • Desenvolvimento do 3ª app
  • Criando aplicações que utilizam um API web (8h)
    • Introdução aos conceitos básicos de uma requisição HTTP
    • Utilizando o pacote Retrofit
    • Utilizando o serviço Firebase
    • Reformulando o 2ª app
  • Explorando mais componentes visuais (8h)
    • Toast
    • Spinner
    • Snackbar
    • Checkbox
    • Datepicker
    • Timepicker
    • ProgressBar
    • Camera
  • Relação entre Android e WearOS (4h)
    • Entendendo a semelhanças e diferenças
    • Criando uma simples aplicação usando WearOS