Programação básica de computadores - Eng. Civil
Essa é página da disciplina de programação básica de computadores da turma de engenharia civil. Todo o material, dado em sala e extra, são encontrados aqui. Fiquem ligados no cronograma da disciplina que mostra, principalmente, as aulas de exercícios e de laboratório.
Ementa
Introdução a desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados simples, comandos simples, tipos de dados estruturados - uni e bidimensionais -, estruturas de controle, funções e manipulação de arquivos. Estudo da linguagem procedural C.
Objetivos
Apresentar, ao estudante, o computador como ferramenta para solução de problemas. O aluno deve desenvolver a capacidade de construir algoritmos de forma organizada e estruturada utilizando esta linguagem de programação C.
Metodologia
Aulas, com auxílio de projetor e quadro; Bastante prática, por meio de exercícios; Uso do laboratório de informática.
Bibliografia
- Livros:
- Deitel, P. e Deitel, H., C – Como programar, Editora Deitel, 6ª edição, 2011.
- Schildt, H. C – Completo e Total, Editora Person, 3ª edição, 1997.
- Material de apoio:
- Vídeo aulas:
- Introdução à programação de computadores (recomendável que assista) - Parte I, Parte II e Parte III.
- Curso de programação em C - 41 aulas
Programa da disciplina
- Conceitos básicos
- Introdução ao computador
- Introdução aos programas e algoritmos
- O que são linguagens de programação
- Por que saber programar
- Representação de algoritmos
- Abordagem do problema
- Organização e identação
- Estrutura básica de C
- Ambiente de programação
- Primeiro programa em C
- Variáveis
- Tipos de dados
- Operadores aritméticos
- Entrada e saída de dados: printf e scanf
- Lógica booleana
- Operadores lógicos
- Estruturas de seleção - If, If/Else e Switch
- Estruturas de repetição - While, for, break e continue
- Funções
- Declaração e uso
- Passagem de parâmetros
- Retorno de funções
- Escopo de variáveis e variáveis globais
- Tipos de dados compostos
- Vetores
- Strings
- Matrizes
- Structs
- Manipulação de arquivos
- Instruções de entrada
- Instruções de saída
- Bibliotecas externas
- O uso de bibliotecas externar
- A criação de bibliotecas externas
- Algoritmo de ordenação
- Bubble Sort