Objetivo

Aprender os conceitos básicos de programação, usando como ferramenta uma linguagem de programação pertencente ao paradigma procedural.

Ementa

Introdução à construção de algoritmos imperativos. Tipos de dados elementares e declaração de variáveis simples. Expressões aritméticas e lógicas. Controle de fluxo: execução sequencial, comandos de decisão e de repetição. Variáveis compostas homogêneas uni- e multidimensionais (vetores e matrizes) com alocação estática. Variáveis compostas heterogêneas (registros ou structs) com alocação estática. Introdução à modularização de programas: princípios básicos de declaração/uso de funções e passagem de parâmetros. Princípios de interface humano-computador: entrada e saída padrão, manipulação básica de arquivos. Introdução às ferramentas de desenvolvimento e técnicas de detecção de erro. Estudo de uma linguagem de programação procedural.

Conteúdo Programático

  • Introdução (3h)
    • Introdução ao computador
    • Introdução aos programas e algoritmos
    • O que são linguagens de programação
    • Por que saber programar
    • Representação de algoritmos
  • Conceitos básicos (6h)
    • Ambiente de programação
    • Primeiro programa em C
    • Variáveis
    • Tipos de dados
    • Operadores aritméticos
    • Entrada e saída de dados: printf e scanf
    • Lógica booleana
    • Operadores lógicos
  • Controle de fluxo (16h)
    • Estruturas de seleção - If, If/Else e Switch
    • Estruturas de repetição - While, for, break e continue
  • Funções (8h)
    • Declaração e uso
    • Passagem de parâmetros
    • Retorno de funções
    • Escopo de variáveis e variáveis globais
  • Tipos de dados compostos (16h)
    • Vetores
    • Strings
    • Matrizes
    • Structs
  • Manipulação de arquivos (4h)
    • Leitura de arquivos
    • Escrita de arquivos
  • Bibliotecas externas (4h)
    • O uso de bibliotecas externas
    • A criação de bibliotecas externas
  • Introdução a ordenação (3h)
    • Algoritmo de ordenação Bubble Sort