Template ABNTEX-2 para teses e dissertações em inglês

Se você já sabe o que é Latex, ABNTEX, ou só quer o template, vá para a seção ABNTEX-2 em inglês e com citação minúscula

Introdução

No ano passado eu defendi minha tese de dissertação (ufa!). Escrever, revisar, re-re-revisar, re-re-reescrever, etc, é algo bastante trabalhoso. O que dá ainda mais trabalho é ter que fazer isso tudo e ainda cuidar das regras da ABNT ou qualquer regra do tipo. Graças a algumas boas almas, temos o Latex e o ABNTEX-2. Ok, mais o que são essas coisas?

Latex

O Latex é basicamente um software com uma série de regras para você preparar um documento de maneira estruturada. Antigamente, você precisaria instalar tudo no seu computador para funcionar. Hoje existe o Overleaf, que é uma plataforma web que permite você utilizar o Latex sem precisar de instalar nada na sua máquina. E melhor, a versão gratuita já atende 95% das demandas. Existem milhares de templates disponíveis e você não precisa (e nem deve) começar do zero. Aliás, diversas conferências e jornais disponibilizam o template em Latex para que você use. Se você deseja aprender a utilizar, tem um curso do Professor Aquino no YouTube que vai te introduzir na ferramenta.

A minha opinião é a seguinte: se você precisa escrever um TCC, dissertação de mestrado, ou (principalmente) uma tese de doutorado, eu recomendo fortemente que você aprenda a usar o Latex. Tem uma curvinha de aprendizado? Tem! Mas se paga totalmente no futuro. Você vai me agradecer assim como eu agradeço Mariella Berger (minha professora na graduação) por ter imposto recomendado o uso da ferramenta em relatórios da disciplina dela.

ABNTEX-2

E é ai que entra o ABNTEX-2. Esse é um projeto open source (se você tem conta no Github vai lá dar uma estrelinha pra eles) que criou um template no Latex para cumprir as regras da ABNT. É um belo de um trabalho e deixo aqui, mais uma vez, meu agradecimento e reconhecimento.

ABNTEX-2 em inglês e com citação minúscula

Porém, o template está todo em Português e a regra da ABNT tem uma coisa que eu não gosto: o estilo de citação. Ele segue algo do tipo FULANO; CICRANO; BELTRANO; (2020), tudo em caixa alta. Eu acho que isso deixa o texto muito feio. Portanto, eu criei uma variação do ABNTEX-2 colocando ele todo em inglês e com estilo de referência minúsculo.

Mas por que passar as regras da ABNTEX-2 para inglês? Bom, existem programas/cursos que não tem um padrão definido de TCC, dissertação, ou tese. Mas eles querem que segue a ABNT. É comum escrever a tese de doutorado em inglês e o programa de pós pede que siga a regra da ABNT. Para esse grupo de pessoas esse template vai ser muito útil.

O template está disponível no Overleaf neste link. Faça bom uso!